Visualizações de páginas da semana passada

Sempre em aprendizado.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Reeducação Alimentar (novos hábitos)

Bom dia meninas, achei interessante esta matéria que encontrei na net e resolvi compartilhar com vocês:


"Um corpo belo e esbelto é, hoje em dia , o objetivo de muita gente.Sem duvida alguma, as pessoas magras tem menos doenças e vivem mais tempo do que as que tem excesso de peso.As imprudentes dietas ditadas pela moda falham quase sempre. Por isso, emagrecer de maneira natural é a melhor e mais segura  alternativa hoje.
Desde as dietas de elevado teor de proteínas as de baixo teor de gorduras, das dietas das fibras ou de um só alimento até combinações estranhas e refeições de leite batido. As pessoas que querem perder peso seguem uma multiplicidade de conselhos confusos.
 Na maior parte dos casos esses conselhos são inofensivos- muitos são tão impraticáveis ou anti-sociais que ninguém consegue segui-los durante muito tempo-, mas, em alguns casos, podem ser perigosos para a saúde  ou até levar a pessoa a aumentar o peso.
Felizmente , emagrecer não implica seguir as dietas da moda ou os padrões absurdos de alimentação. Com uma alimentação equilibrada de alimentos naturais, pobre em gorduras e açúcar , a maior parte das pessoas consegue perder peso com segurança e de maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira.
No caso de algumas pessoas , a mudança para uma alimentação de baixo teor de gorduras e açúcar obriga apenas a pequenos ajustes em seus hábitos alimentares.
Para outras, significa uma mudança radical permanente. Pode ser necessário algum tempo para que a pessoa se habitue às mudanças, mas os efeitos em termos de saúde, o aumento de vitalidade e a perda de peso constituem um poderoso incentivo para insistir, mesmo que ocorram deslizes ocasionais
Tem pessoa que parece estar sempre de dieta. Numa semana anuncia , dize orgulhosa , que perdeu cinco quilos.,algumas semanas depois comenta, infeliz, que os recuperou.  
Mas não se pode culpá-la, nem aos milhões de outras pessoas que lutam contra os quilos a mais. A culpa é de algumas dietas “ boas demais para ser verdade.” As pessoas fazem dietas drásticas , que proporcionam grande perda de peso em pouco tempo, quase sempre recuperam todos os quilos perdidos. “ E algumas adquirem mais do que perderam “  diz Stephen Fareli, diretor associado do Instituto Cooper  de Pesquisa  Aeróbica. Além disso, as versões exageradas dessas dietas não são saudáveis e podem fazer mal à saúde.  
Se dissermos que temos um método para emagrecer sem passar fome e, o que é mais importante, sem comprometer a saúde e que impede a volta dos quilos perdidos , você pode até não acreditar , mas muita atenção porque vamos revolucionar o mundo da nutrição: nossa intenção é lhe convencer de que para emagrecer você deve mudar seus hábitos alimentares através da reeducação e esquecer a palavra DIETA.
Dieta da sopa, das proteínas ,dos carboidratos etc. A lista de tortura dietética é imensa. A cada dia surgem mais opções para fazer você passar fome e ficar semanas de mau humor. E o que têm em comum essas dietas? Três coisas: se você as seguir ao pé da letra o que é muito difícil, perderá quilos rapidamente; elas se espalham com rapidez com o boca a boca; e são incompatíveis com a alimentação normal e  diária.
Mas vamos pensar um pouco: o seu peso vai se manter igual ao abandonar a dieta?  Você seria capaz de viver toda sua vida fazendo a mesma Dieta? Achamos que não.
Deixe de destruir o metabolismo e aposte em perder peso de forma saudável, natural e sem fome. Você só tem  que se educar ( mudar hábitos alimentares) para aprender a comer bem e riscar DIETA de seu vocabulário para sempre.
Praticamente todas as dietas atingem um único objetivo: a perda de peso. Mas no resultado final fracassam , porque os quilos perdidos voltam ao abandonar a dieta, que é substituída por uma alimentação normal e repleta de maus hábitos alimentares. Pense quantas pessoas você conhece que se submeteram a um regime restritivo durante meses , sem comer com a família e sem jantar com os amigos até alcançar o seu peso ideal.
E dessas pessoas , quantas você conhece que tenham recuperado o peso perdido? Na maioria das vezes  isso ocorre logo após o sacrifício , porque tendo acabado a dieta, essas pessoas voltam à sua rotina normal, comendo errado o que sempre comiam e em quantidades exageradas, devido aos maus hábitos alimentares adquiridos durante toda a sua vida.
Quando  a rotina da alimentação normal volta, os quilinhos perdidos são recuperados, pois a maioria das dietas é baseada na ingestão de alimentos diuréticos e laxantes e que fazem perder líquidos rapidamente. A simples reidratação dos tecidos faz o peso aumentar e, para piorar , o metabolismo se defende guardando reservas para si em caso de nova escassez  de” combustível.” O peso pode até aumentar mais  e você novamente  corre em busca de nova dieta miraculosa,.quando o correto seria substituir os maus pelos bons  hábitos alimentares.(reeducação.).
As dietas fazem sucesso por um período curto e emagrece momentaneamente , ao passo que com a reeducação alimentar( mudança dos hábitos), você permanece magro por toda sua vida e o que é mais importante com muita saúde,  sem passar fome e comendo de tudo moderadamente..
As dietas ou regimes alimentares não funcionam porque tem que  ser feita por um período curto. Você passa fome constantemente, pois a quantidade de alimentos oferecidos pelas  dietas  é pequeno. Além dos mais priva as pessoas dos alimentos  essenciais para o organismo, prejudicando assim a sua  saúde, pois nosso organismo necessita ingerir diariamente: carboidratos, gorduras e proteínas além vitaminas e minerais e quando na falta dos mesmos podemos ficar debilitados e doentes.
Outro fator que faz com que as dietas não funcione é, o rigorismo no controle da quantidade de  calorias a serem ingeridas, além do que é muito complicado e difícil  contar as calorias de cada refeição. As dietas normalmente já vem prontas ou  relaciona os alimentos que devem ser consumidos e suas respectivas calorias, mas muita das vezes é difícil até mesmo achar o alimento indicado .
As pessoas  só podem comer os alimentos/produtos escolhidos para aquela dieta e que muitas vezes  não tem  um bom sabor e a quantidade é insuficiente e o que é mais grave, algumas restringem alimentos essenciais ao bom funcionamento do organismo.
A maioria das dietas falha porque depois de determinado período a pessoa desiste, cansada de comer a mesma coisa todo dia, volta aos antigos e prejudiciais hábitos alimentares engordando  novamente.
Curiosamente , todos terminam caindo na  dieta do biquínis  ao chegar o verão. Mesmo que nosso senso comum nos indique a impossibilidade de conseguir emagrecer com esses métodos, é surpreendente ver gente inteligente seguindo esses regimes pela obsessão de emagrecer e poder colocar um biquíni para ir a praia com uns quilinhos a menos (mais magra e com menos saúde.)
 A tirania da moda nos faz acreditar que esbeltez  é sinônimo de beleza e nos torna escravos do culto ao corpo, a qualquer preço. Não venda o corpo e a saúde ao diabo! Um corpo bonito é um corpo saudável
No lugar de dietas/regimes drásticos, a ABESO, propõe a reeducação alimentar ( mudança de hábitos alimentares.), em que se evitam os alimentos gordurosos e dá preferência as refeições com frutas , verduras , cereais e carnes magras. Ou então , depois das dietas, as pessoas voltam a comer errado e engordam tudo novamente.Para emagrecer de maneira natural  e descomplicada,  sem passar fome,  você teria que  pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares,  substituindo os antigos alimentos  que  a fizeram engordar por outros que farão emagrecer. Como?  Fazendo substituições inteligentes dos alimentos mais pelos menos calóricos.Ao invés de fechar a boca , abra a sua mente. A melhor garantia para perder peso sem que ele volte é mudar os hábitos alimentares. Seguindo uma alimentação saudável, equilibrada, natural e de baixas calorias , fácil de fazer, adequada ao seu estilo de vida e o que é mais importante, você podendo escolher seus próprios alimentos ao contrário das dietas que são impostos. Livre-se da palavra DIETA. Para emagrecer é preciso mudar a sua despensa.( Tenha em casa somente alimentos  saudáveis e de baixas calorias exemplos:  grãos , frutas, legumes e verduras , cereais etc..).Evite todo e qualquer tipo de doce.
 
A maioria das pessoas que conseguem se manter durante toda a vida com um peso ideal e saudável não seguiu uma dieta especifica, aprendeu a comer como gente magra. São conscientes de seu peso e se mantêm na medida desejada porque ingerem com moderação os alimentos que se adaptam ao seu estilo de vida e ao gasto de energia que realizam.Exemplo: um esportista precisa ingerir bem mais calorias do que uma pessoa sedentária, pois ambos  possuem estilos de vida diferentes e gastos de energias diferentes.
 
O segredo é gastar toda energia consumida através dos alimentos, caso contrário irá engordar.Comeu muito? Exagerou no almoço de domingo?  Espere a fome bater para se alimentar de novo, pois enquanto ela não vem,  ainda há energia em estoque para se gastar.Pense nisto e não coma só porque está no horário do almoço ou do jantar. Esse é o segredo para se manter magro: comer moderadamente e somente o necessário . PENSE NISTO: Coma para viver , não viva para comer."
 
Certamente, não vamos lhe apresentar nenhum segredo porque você já conhece: a atividade física diária, juntamente com uma alimentação de baixas calorias, são os maiores aliados para emagrecer , viver mais, melhor e com muita saúde. Evita ganho de peso com a idade e são essenciais para que seu corpo fique em perfeito funcionamento.PARA PENSAR: Vive muito quem come pouco. 

Então é isso aí meninas, mais um incentivo para continuarmos no caminho certo, espero que tenham gostado. Minha RA ontem foi ótima e minha AF mais ainda: fiz 40 minutos de manhã e mais 20 minutos de simulador á tarde, na Mammys. Minha balança não anda se mexendo muito mas está bem só pelo fato de ter mantido o peso. Espero que na próxima semana consiga melhores resultados e amanhã posto meu pesinho. Beijinho a todas e um ótimo dia!!! 
 
Este selinho ganhamos da nossa amiga Tati. Obrigada amiga, Bjs!!!

 

14 comentários:

Anônimo disse...

Uia que o post hoje foi mega rsrs mais muito interessante viu ,achei legal na parte que fala que quando exageramos é melhor esperar bater aquela fome pra comer de novo porque ainda temos energia
e só depois que a fome vir mesmo é hora de comer
ensinou muita coisa nesse post
É melhor manter do que ganhar né,mais firme que logo resultados apareceram
bjos

Nosso emagrecimento disse...

Essas dicas é que nos mantem no foco nE?Bjosssssssssssssss

Unknown disse...

Bom Dia Amiga!!
Adorei a reportagem. Mostra que estamos no caminho certo fazendo a nossa RA. O resultado pode ser lento mas o importante é que aprendemos a nos alimentar e manter o peso depois.
Um grande beijo e ótima sexta!!!

Unknown disse...

oi flor
diga-me uma coisa.. de quem foia ideia do desafio mamae toda boa??? vi estes dias no blogs de vcs e quera saber se dá pra entrar ainda...
eu gosto de desafios... gosto da interação que eles nos proporcionam!

ótima matéria viu!
bjo

Zizi disse...

Olá amiga!

Eu risquei o vocábulo dieta de minha vida, para sempre!

E quando eu eliminar estes quilos extyras( e bota kg nisso) continuarei, se Deus quiser a controlar e equilibrar minha alimentação. Promessa de miss! hahahah

Amiga, ótima matéria. Bjocas. Fiz uma leitura dinâmica, deu pra pegar o fio da meada.

Andrea Hulewicz disse...

Oi Meire!!!

Muito interessante mesmo, sempre que vejo matérias assim gosto de imprimir e colar no meu caderno de pontos :) Assim sempre posso estar revendo as dicas!

Bjus e ótima sexta!

Gi disse...

Nossa que reportagem bÔa!
Gostei da frase: "Coma para viver , não viva para comer."
Obrigada pela força viu!

Bjos
Gi

disse...

ótima materia são dicas assim que não nos deixam desistir, e mostram que estamos no caminho certo.
bjs ótimo fds

Ana Paula disse...

adorei!!!!

Andrea Hulewicz disse...

Oi Meire!

Vê se esse post te ajuda

http://dea-aoki.blogspot.com/2010/03/dieta-dos-pontos-cha-selinho.html

Bjussss

josy disse...

Super interessante essa matéria querida!
Parabéns pela manutenção, já já a balança volta a sorrir pra vc, pois está fazendo Af tb então não tem como não eliminar,né?
Tô na tua torcida querida!
bjs

Thássia S. disse...

Meire, eu concordo totalmente com essa reportagem!! Acho que dietas da moda só servem pra ajudar no efeito sanfona pq qnd vc cansa dela volta a engordar, a melhor forma de emagrecer é naturalmente, sem redução, sem dieta de proteina, sem dieta x ou y e sim vc seguir com hábitos saudáveis, sem exageros e mantendo a felicidade! Fazendo a dieta da forma mais tranquila emagrecendo devagar e sempre!!!

bjkss

Anônimo disse...

Adorei o post ;) é mesmo isso mais vale emagrecer pouco de uma vez mas para sempre do que muito e depois recuperar tudo de novo . Eu só consegui eliminar 5 kgs do meu corpo em 4 meses :S e' quase 1 kg por mes lool o que e' mt pouco ... mas o que importa e' que eles nao voltem mais xD bj grande e bom fim de semana :D

Unknown disse...

super legal e útil o artigo.

tenho pesquisado na web e tambem gostaria de compartilhar um artigo super completo que encontrei: como emagrecer


Ganhei da Nanda

ganhei da Lú e da Rose light

Ganhei da Aline e da Lú

Selinho da Aninha!

Selinho da Aninha!

Trocando experiências!!

Trocando experiências!!

Ganhei da Kekel

Ganhei da Kekel

Ganhei da Júuh

Ganhei da Júuh

ganhei da Dani e da Fith Light

ganhei da Dani e da Fith Light

ganhei da Manu

Ganhei da Carol

Ganhei da Carol

Ganhei da Fátima ( Blog Vida Nova 2011)

Ganhei da Fátima ( Blog Vida Nova 2011)