Tensão pré menstrual faz aumentar o peso!
Muitas ficam irritadas, agressivas, dispersivas e choram por qualquer coisa nos dias que antecedem a menstruação. No trabalho, o rendimento cai e há mal-entendidos com chefes e colegas. Todas essas transformações emocionais, comportamentais e físicas estão relacionadas com o funcionamento do seu corpo.
A TPM - Tensão Pré-Menstrual - é definida pelos médicos como uma doença que começa na adolescência e atinge de 30 a 40% das mulheres. Surgida a partir das modificações dos hábitos menstruais neste século, alguns estudos mostram que as mulheres mais jovens tem mais probabilidade de ter TPMs e apontam também para a hereditariedade deste desconforto.
Todo esse desconforto ocorre porque o óvulo esta dentro de um folículo no ovário da mulher, desenvolvendo-se através de um hormônio chamado estrogênio. Este hormônio é o determinante da feminilidade. Durante 15 dias ele estimula a maturação do óvulo. Quando já está maduro, o óvulo é liberado pelo folículo e transita livre pelo aparelho genital feminino, esperando seu par, o espermatozóide, para fecundá-lo. Nessa fase, o hormônio liberado é a progesterona. Caso não haja fecundação, há uma grande diminuição na produção de ambos os hormônios. Acontece uma descamação da camada interna do útero, que estava preparada para receber um neném e o óvulo não fecundado sai junto com o fluxo menstrual.
Vários sintomas, como sentimentos depressivos, de abandono; irritabilidade; fadiga, cansaço, distúrbio de sono e alimentar; dores de cabeça, musculares, retenção de liquido, aumento dos seios e de peso, aparecem uma semana antes da menstruação e só vão embora alguns dias depois que o período se vai.
Alguns desses sintomas podem ser amenizados se as mulheres fizerem um ajuste na dieta 15 dias antes da menstruação. Especialistas sugerem fazer pequenas refeições com, no máximo, três horas de intervalo entre uma e outra. Seguir uma dieta saudável com muitos grãos, frutas e vegetais. Evitar gordura e carne vermelha. Reduzir a cafeína, açúcar e álcool também pode ser benéfico. Além disso, estudos indicam que a TPM é mais severa em mulheres que não praticam exercícios. Acredite nos efeitos de uma caminhada de 30 minutos por dia.
Além de exercícios físicos, dar boas risadas todos os dias tem reflexo positivo no sistema imune e também ajuda a amenizar os efeitos da TPM. Dê um passeio no shopping, converse com as amigas, brinque com as crianças. Você também deve ter cuidado para não descontar sua tensão nas pessoas mais próximas. Essa é a pior coisa que pode acontecer. As pessoas não são obrigadas a agüentar ataques de nervos mensalmente!
Um dos sintomas da TPM é o aumento de peso ou retenção de líquido, por isso quando você vestir suas roupas pode notar que elas andam um pouco apertadas. Não se irrite! Prefira as roupas mais largas que fazem você se sentir mais confortável. Pense no lado bom, depois que isso tudo passar você vai se sentir bem mais magra e poder usar as roupas justas que estava evitando."
Beijinho a todas e espero que os texto acima seja últil para mais alguém!!!!
8 comentários:
Meirinha minha flor.... meu fds tbm foi meio desastroso... aliás... a semana passada inteira foi!!!!
Mas graças à Deus... essa é uma nova semana... e podemos recomeçar e fazer TUDO CERTO!!!
Bjão...
Tenha uma linda semana!!!
Amiga, não tá facil nossa luta, mas somos guerreiras, não desistiremos,bjos
Bom Dia Minha Amiga!!!
A gente entende muito que quando a balança marca algumas gramas a mais a gente dá aquela sacudida, um misto de tristeza, revolta com a gente mesma mas tb de muita força e determinação porque sabemos que somos capazes de mudar estes ponteiros.
Uma semana se inicia e vai ser vitoriosa como as demais.
Um grande beijo e ótima segunda!!!
Oiii! Meu finde tb foi horrendo, mas ainda bem que inventaram a segunda p nós reiniciarmos tudo! Boa semana! Beijos
Bjos querida, força aí!!! Essa semana vai dá td certinho :)
amiga recomeça com força total. 100gr a mais não é nenhum desastre.
meire tem selinho pra vc no meu blog. bjs
Oi linda,q eu bom que seu irmão estpá bem se recuperando em paz!
Menina nem me fale de lazanha, eu não como uma a muito tempo mas se eu me depara com uma na frente, sei que não vou resistir!
Relaxe e começe novamente
Obrigada por se preocupar comigo e com minha filha, fomos ao médico e foi constatada uma virose, fomos medicadas e já estamos bem melhor
obrigada por seu carinho!
uma ótima semana...bjokas
Meire, vc nao tem q se culpar tanto por uma jacada!! siga adiante na proxima refeiçao e o estrago nao eh tao grande perto do descontrole q pode causar a ansiedade!!
Menina!! Vai dar td certo! Tenho certeza! to na torcida!!! bjksss
Postar um comentário